FAQ's

 

É o processo de cobrança de dívidas pendentes de clientes, utilizando métodos amigáveis ou legais.

Pode recorrer nos casos em que possua na sua posse documentação que justifique a existência da dívida. As faturas são os documentos mais comuns, mas existem outros documentos.

Deve começar logo após o vencimento da fatura, para reduzir o risco de não pagamento.

A pré-judicial é uma tentativa amigável, sem recurso ao tribunal; a judicial envolve processos legais e já tem de ser seguida por um Advogado.
Envolve contactar o devedor através de cartas, emails/sms ou telefonemas para lembrar do pagamento.
Depende do caso. A cobrança amigável é geralmente mais rápida, enquanto a judicial pode levar mais tempo, mas cada caso é um caso.
Podem incluir honorários, comissões da empresa de cobranças e em cobranças judiciais, para além dos honorários também existem as taxas legais.
Implemente políticas de crédito eficazes e execute as mesmas políticas. Monitorize os prazos e comunique com os clientes antes do vencimento.
Poderá ser necessário recorrer a medidas legais como Injunções ou processos Cíveis de recuperação de crédito.

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